Oficina de Pinhole

Oficina de Pinhole

Oficina de Pinhole

A semana passada ficou marcada para nove calouros do curso de comunicação social como um período de iniciação. Além do primeiro contato com a universidade, eles puderam experimentar a forma mais primitiva e rústica de se fotografar: o Pinhole. A técnica foi o tema da Oficina de Fotografia oferecida este ano na Semana Calórica, que aconteceu entre os dias 09 e 13 de março.

O Grupo de Estudo de Fotografia acompanhou o evento todo e todo o evento: alguns de nossos membros eram os oficineiros e outros fizeram a cobertura da oficina para o blog e para o flickr. O primeiro dia serviu para situar os calouros: explicações de como surgiu a primeira câmera, como funcionava a câmera escura e sobre a descoberta da química usada na revelação das imagens. Em seguida detalhes de como fazer uma câmera Pinhole e como utilizá-la.

O segundo dia de oficina veio para colocar a teoria em prática. Com um filme colorido, os novos universitários saíram pela Ufes com uma câmera sem lente, ou seja, um equipamento normal adaptada para Pinhole, pronta para registrar novas descobertas no Campus de Goiabeiras.

No dia seguinte, os calouros experimentaram as câmeras Pinholes rústicas, aquelas feitas com latas e produzidas por eles no primeiro dia da Oficina. Dessa vez, além de fotografarem, eles puderam revelar as imagens. Assim, além de poderem ver e corrigir o resultado de suas experiências, eles aprenderam a manipular o processo químico da revelação de fotos.

Com as fotos selecionadas, no último dia da Oficina de Fotografia os calouros aprenderam a produzir paspaturs para moldurarem as imagens. Com tudo pronto, foi montada a exposição que poderá ser conferida até o dia 31 de março no Cemuni V. Esperamos sua visita.

Participaram da Oficina de fotografia os oficineiros Taciana Botelho, Lia Carreira, Thiago Coutinho,  Alex Andrade, Pedro Marchezini, Nicoli Ferraz, Sâmia Lievore, Gabriel Busato, Izaias Faria e Fábio Goveia e os calouros Allan Felipe, Brunella, Isadora, Jucelino, larissa, Lucas, Mayelle, Raissa e Rhanna.

Texto por Catarina Carneiro e Taciana Botelho

Anúncios

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Oficinas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Oficina de Pinhole

  1. brunellabrunello disse:

    Foi uma iniciação e tanto! tanto que entrei para o grupo de foto. =D até fiz um post sobre a oficina no meu blog. valeu galera. foi um máximo! abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s