Backstage

Yolk

É engraçado como a cara de pau te leva longe! E ninguém mais cara de pau do que fotógrafos. Quantos de nós ainda não levaremos alguns ‘nãos’, tapas, pontapés e mesmo assim sairemos como se nada tivesse acontecido, como se fosse parte do nosso trabalho? Antes que alguém venha me xingar, calma, vou explicar.

Cada vez que saímos para fazer alguma cobertura fotográfica, aprendo a ser um pouco mais cara de pau. É bem simples: não interessa o que você precisa fazer para conseguir a sua foto, você vai fazer! Que os politicamente corretos que me desculpem, mas é uma necessidade interior, que te deixa insuportavelmente inquieta, a necessidade de clicar aquele momento perfeito, aquilo que traduzirá toda a sua idéia. É claro que há limites, e a ética me impede (ou me salva) de fazer algo extremamente estúpido. Vamos exemplificar.

Ontem rolou o Batuke Musike aqui em Vitória. A Rua da Lama estava maravilhosamente lotada. O Grupo de Foto teve a idéia de cobrir o evento, por pura diversão (e tara fotográfica). Saímos da Ufes às 19h, antes de tudo começar, para conseguirmos pegar um pouco dos políticos (Sr. Prefeito e Ministro especificamente). Mas nosso objetivo maior era entrar em contato com o pessoal do Coletivo Vix.ES, pois faremos um evento especial no final do ano com o tema Coletivo. Ao perguntar a um dos organizadores, que transitava na Rua da Lama ainda deserta, se haveria como eu obter um contato do grupo, fui chamada a seguí-lo até a entrada do palco. Ainda sem minha dose de cara de pau, em vez de seguí-lo para dentro da área reservada, minha educação travou na porta. A mocinha, muito agradável, que determinava quem entrava e não entrava, vendo minha cara de “que merda, dei mole”, perguntou: “você quer entrar?”. (Pause aí. Não foi preciso, até esse exato momento, nenhuma ação muito extravagante para conseguir um passe livre. Mas adivinha qual é a senha mágica? Nikon D60). Eu ainda, toda educada, disse: “posso?”. O bom disso tudo é q ela achou q eu sou muito ingênua (e ela não está muito longe de acertar) e além de me deixar entrar, me apresentou todos os bambambams.

Tirei foto do Ministro, do Prefeito em pose de Super-homem, dos franceses e tudo que tinha direito. Mas isso só foi possível quando eu ativei o “eu não sabia que não podia fazer isso”. No final, meus colegas de batalha também conseguiram entrar com mais ou menos a mesma tática, e nós tivemos uma das melhores noites de todos os tempos. Conhecemos os franceses, mes amis, dançamos com eles, ganhamos CDs autografados, trocamos e-mails e bebemos guaraná. O melhor de tudo é que, depois que você entende como as coisas funcionam, a lei de Murphy encontra-se em seu estado nulo e permite que tudo saia perfeito*.

*Infelizmente, essa regra não se aplica às fotografias.

Post by Lia Carreira

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Cobertura Fotográfica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Backstage

  1. Izaias disse:

    A noite foi fantástica. Tudo foi fantástico: tirar as fotos usando uma 60 mm e uma 105 mm, assistir aos shows, conhecer os franceses, ganhar cd autografado ahuahuHA. Viva ao Batuque Musike \o/ Viva ao grupo de foto / ahuauAH

  2. Sâmya disse:

    hahahahaha
    infelizmente essa regra nao se aplica à fotografia. hahahahah

    eu sabia que eu deveria ter tirado fotos tb!
    mas eu sei que alguém vai gravar um cdzinho maroto pra mim ainda. =D

  3. Taciana disse:

    Lia seu post ficou hilário assim como aquela noite. Espero que isso ocorra mais vezes, pois tudo foi tão bom que nem o fato de ter acordado toda dolorida e sem voz no dia seguinte conseguiram me tirar o sorriso do rosto e o gostinho do sentimento de realização. Parabéns pra nós e pro Grupo de Foto e que venham mais eventos como esse!

  4. Ana Tedesco disse:

    Vcs fotografaram a galera que tava assistindo. Tem alguma possibilidade de postarem as fotos la no flirck de vcs?? (Se não for pedir demais…heheh)

  5. grupodefoto disse:

    Ana, infelizmente foi impossivel tirar boas fotos da plateia, pois estava mt escuro. Mas o restante das fotos estão no nosso Flcikr!

Deixe um comentário

