Semana de Fotografia

Cartaz Semana de FotografiaA Semana de Fotografia – “Coletivo x Individualismo: uma abordagem fotográfica”, por meio doGrupo de Estudo de Fotografia, do Departamento de Comunicação Social da Ufes e do Centro Universitário Vila Velha, visa a apresentar ao meio acadêmico e à sociedade um ciclo de palestras, debates, oficinas e atividades culturais entre os dias 9 e 13 de Novembro de 2009 em Vitória e Vila Velha – ES.

O objetivo é debater sobre a questão do coletivo na fotografia, assunto relevante para os dias atuais, com a presença de profissionais, acadêmicos e grupos da área. O evento pretende inserir Vitória no debate acerca da coletividade e na dinâmica de coletivos culturais, de ativismos sociais e acadêmicos.

PERÍODO

09 a 13 de novembro de 2009

LOCAIS:

Centro de Artes, Campus de Goiabeiras, Ufes.

Centro Universitário Vila Velha (Unidade Boa Vista).

COMISSÃO ORGANIZADORA

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes

Alternativa 1

REALIZAÇÃO

Departamento de Comunicação Social – UFES

Centro Universitário Vila Velha – UVV

APOIO

Universidade Federal do Espírito Santo

Empresa de Comunicação Social Júnior (Ecos Jr.)

Programa Bandejão – Rádio Universitária 104,7 fm

Grav – Grupo de Audiovisual

Foto na Parede

PATROCÍNIO

Caixa Econômica Federal

Prefeitura de Vitória

Bucher&Bucher

FullColor

PALESTRAS

Haverá um conjunto de palestras apresentadas por diversos profissionais, coletivos e estudiosos da área para debater a questão do coletivo na fotografia. As palestras serão no Auditório do Cemuni IV e no Anfiteatro do Centro Universitário Vila Velha (Unidade Boa Vista). O objetivo dessa atividade é abrir espaço para discussão sobre o tema. Todas as palestras são abertas ao público mediante inscrição prévia pelo site ou no local.

OFICINAS

As oficinas objetivam a prática e discussão fotográfica inseridas no contexto de coletivo. Pretende-se também estimular a criação de novos no Estado. As oficinas serão de Lightpainting, Stopmotion e Blog.

EXPOSIÇÕES NOS CEMUNIS

Haverá exposições simultâneas distribuídas pelos Cemunis (prédios do Centro de Arte – Cemunis I, II, III, IV e V), cuja curadoria será feita pelos professores de cada departamento em que a atividade fotográfica está presente.  O objetivo é unir o Centro de Artes, formando um grande coletivo de exposições da Ufes. As fotos ficarão expostas durante toda a Semana de Fotografia, sempre das 08h às 18h.

EXPOSIÇÃO DOS ALUNOS DA UVV

Em parceria com o Centro Universitário Vila Velha haverá uma exposição dos trabalhos dos alunos do Curso de Fotografia da UVV dentro da Universidade Federal do Espírito Santo, buscando uma aproximação entre as duas entidades. Da mesma forma, haverá uma exposição doGrupo de Foto na UVV.

EXIBIÇÃO DE FILMES

Em parceria com o Grupo de Estudos Audiovisuais (Grav), haverá uma exibição cinematográfica. A atividade em questão está interligada com a fotografia no Cinema. O filme exibido será “Procedimento Operacional Padrão” (2008, EUA, Documentário) de Errol Morris.

CAFÉ  FOTOGRÁFICO

A ocasião se resume à exibição do filme “Antes da Chuva” de Milcho Manchevski (1994), seguida de coffee break e debate que, em consonância com o tema principal da Semana, abordará o coletivo na fotografia. O Café ocorrerá dia 11 de novembro, a partir das 18h, no Anfiteatro do Centro Universitário Vila Velha (Unidade Boa Vista).

BOTECO FOTOGRÁFICO

coletivo Rolê tem como característica se reunir à noite em botecos espalhados pelo Centro de São Paulo e, depois de discutir temas variados inseridos no contexto da cidade e da noite, saem para materializar os debates através do ato fotográfico. Inspirado neste coletivo, a Semana de Fotografia propõe uma atividade nos mesmos moldes das que ocorrem em São Paulo, que acontecerá dia 12 de novembro, às 19h e terminará às 21h00, dando início às incursões noturno- fotográficas por Vila Velha.

CONCURSO FOTOGRÁFICO

Consiste em um concurso de fotografias sobre “Cotidiano Urbano”. As inscrições serão feitas no site do evento, com início dia 12 de outubro e término dia 31 de outubro.  O objetivo é incitar o fazer fotográfico. Serão selecionadas as 10 melhores fotos pela comissão julgadora para votação do público no site. Deste modo, além do incentivo a criação fotográfica haverá a participação do público no evento.

Anúncios

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s