Ata da Reunião – 21/05/2013

Grupo de Foto

Data: 21/05/2013

ASSUNTOS INICIAIS:

  • Boas Vindas aos Calouros;
  • NOVOS MEMBROS:

– Rodrigo

– Mateus

– Epaminondas

– Brenda

– Laísa

– Natália

– Paloma

– Laís

– Brígida

– Camila

– Edvania

  • Puxão de orelha para os veteranos faltosos;
  • Apresentação básica do Grupo e sua nova casa: o LABIC (por: Fábio Goveia)
  • Nova dinâmica do semestre: em 2013/1, o GF buscará focar mais nos estudos e analises de imagens diversas e, até mesmo, produzidas pelos membros;

PENDÊNCIAS:

  • SUPECC: É necessário que realizemos a captura de imagens dos Campi da Ufes para preencher o banco de dados da universidade, com urgência. Por este motivo, iremos realizar uma oficina básica para que os novos membros tenham capacitação e, logo após, estaremos marcando as saídas pelos campi de Maruípe, Goiabeiras, São Matheus e Alegre.
  • RÁDIO UNIVERSITÁRIA: Já havíamos realizado a produção das imagens para suprir a necessidade imagética do site. Porém, parece que a diretoria da Rádio mudou e, com ela, o contexto da página na internet. Por este motivo, Fábio irá realizar uma reunião com a nova direção para manter a parceria e para que conheçamos este novo viés do site. Talvez haja a necessidade da produção de novas fotografias. Jéssica Adriana, após estudar o site, idealizou a realização de um ensaio contendo imagens que quebrem a expectativa do público sobre determinado estereótipo musical ( ex: um roqueiro tocando cavaquinho). Porém ainda iremos pensar nestes temas, logo após descobrirmos em qual direção seguir.
  • AUTONOMANATOMIA (MULHERES): Esta exposição já está pronta a mais de um ano e, desta vez, há a necessidade de realizá-la. Por isto, voltamos a ideia da realização de exibição através de slides no prédio do BOB 2. Desta vez, idealizamos agregar também sonoridade à exibição, utilizando o recurso de audioslideshow.

Além disto, também postulou-se a idéia da realização da impressão e exposição das fotografias em galerias, shoppings, bibliotecas, entre outras localidades. Renan se responsabilizou por buscar a viabilização desta exposição na galeria da biblioteca da Ufes.

Além da exposição física, estaremos disponibilizando o material na internet. Porém ainda necessitamos de algumas autorizações de uso de imagem e é imprescindível que as recolhamos.

  • VIRADA FOTOGRÁFICA: Este ano iremos realizar a Virada no seu formato originário, isto é, contendo 24h ininterruptas de duração. Para isto buscaremos a Equipe de Eventos da Ecos Jr. para nos auxiliar na organização. Além de contar com o apoio de uma equipe do Grupo de Foto. O evento deverá acontecer em agosto, sem falta.
  • SAÍDAS FOTOGRÁFIAS: Fernanda Bayer e Milena irão marcar as saídas de produção de imagens para a Ufes de acordo com a agenda das mesmas. Porém, além destas, elas já se disponibilizaram a fomentar um projeto para que possamos conseguir condução e realizar uma atividade fora da universidade. Uma sugestão de saída foi o MOSTEIRO DE IBIRAÇU.
  • EM FOTO: O tema “Restauração” deliberado em nossas últimas reuniões contava com a presença do Mestre Júlio. Porém, esta se tornou inviabilizada a partir do momento em que tomamos conhecimento dos valores cobrados pelo mesmo. Estamos, desde então, em busca de outros palestrantes na área. Já recorremos ao grupo de restauração da universidade.

Por se tratar de uma temática difícil, foi decidido nesta reunião que é necessário pensarmos em outros temas. Alguns já foram sugeridos pelos novos membros nesta mesma reunião, são eles: Enquadramento, Expressões Fotográficas, Fotografias Irreverentes, Diversidade Fotográfica, Contexto Social da Imagem, Mensagem passada pelo Fotógrafo, Fotografia de Detalhes(Macro), Os Direitos Humanos no Trabalho do Fotojornalista.

Os novos membros ficaram na responsabilidade de pensar em mais temáticas interessantes e trazer as mesmas na próxima reunião. E Renan sugeriu que o tema relacionado ao Fotojornalismo já seja tópico de estudos e pesquisas para o GF.

Data prevista: 18/06

DELIBERAÇÕES:

  • Fábio acredita que apenas a ATA não é suficiente para manter a organização do grupo, por isto deseja criar uma maneira mais ágil de monitorar todos os acontecimentos que o grupo oferece. O primeiro passo é criar Comissões de Coordenação de cada evento que ocorrerá durante o semestre letivo. Por este motivo foram escolhidos alguns coordenadores para estar a frente de cada acontecimento. Estes deverão escolher a sua equipe de trabalho, de forma a engajar todos os membros do grupo na dinâmica organizacional do mesmo
  • COORDENADORIAS:

– Oficinas: Renan Correia

– Saídas Fotográficas: Fernanda Bayer e Milena

– Virada Fotográfica: Renan Correia

Equipe Virada Fotográfica:

– Fernanda S.

– Fernanda B.

– Mateus

– Epaminondas

– Edvania

– Noemi

– Milena

– Julia Grilo

PRESENTES:  Todos os novos membros; Noemi; Kamilly; Heder; Fernanda B.; Fernanda S.; Renan; Julia G.; Jean; Amanda L.; Fábio; Malu e Nayara

Anúncios

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s