TV Em Foto #1: Pintando com Luz

O Light Painting (tradução Livre: Pintando com Luz) é uma técnica fotográfica que utiliza câmeras programadas para capturar em longa exposição para registrar movimentos realizados por uma fonte luminosa. O resultado de tudo isso são imagens que se parecem  com telas pintadas por pincéis e tintas de luz.

Apesar dos resultados incríveis que podem obtidos com a técnica, a prática do Light Painting é relativamente simples e pode ser realizada utilizando objetos bem fáceis de serem encontrados, como lanternas e aparelhos celulares para a emissão de luz. Porém as câmeras precisam permitir uma regulagem do tempo de captura da imagem.

HISTÓRICO BREVE

Vamos Tela da Página?

DSC_0036

Imagem com luz direcionada para a Câmera. Foto: Grupo de Foto

1 – Para dar inicio, é recomendável que os fotógrafos estejam em um ambiente que possibilite escuridão (lugares como quartos, estúdios e ambientes noturnos), com pouca incidência luminosa. Isso permite maior eficiência na hora de gravar a imagem, além de evitar que o sensor capture muita luz, “estourando” a cena. É importante lembrar que no escuro a focagem fica comprometida. O ideal é que o foco seja realizado antes, direcionando uma lanterna para o objeto e clareando-o.

2 -Depois, a câmera precisa ser ajustada para que o obturador capture em longa exposição . O obturador é a ‘cortina’ localizada pequena em frente ao sensor e que pode ser programada para ficar um determinado espaço de tempo aberto, permitindo que os raios de luz penetrem na câmara e sejam gravados. Nesta hora, o tripé é extremamente necessário, pois permite que o equipamento fique parado e evita que as fotos saiam tremidas.

FOTOGRAFIA com luz direcionada AO Objeto.  Foto: Grupo de Foto

Imagem com luz direcionada ao Objeto. Foto: Grupo de Foto

3 – Há algumas formas de criar as imagens. Uma delas e apontar a fonte de luz diretamente para a câmera, ganhando linhas e formas. Na segunda, a ideia é direcionar a fonte luminosa para os objetos ou pessoas que você deseja que apareçam na imagem. É possível, ainda, mesclar duas formas.

4 – Uma dica interessante para dar mais vida às cenas é utilizar papéis celofane para cobrir a lanterna, fazendo com que a luz emitida saia colorida. Com isso, as figuras podem ganhar um ar totalmente novo.

5 – Também é importante lembrar que o ISO – sensibilidade do sensor – deve estar no mais baixo possível que a câmera permitir. Assim, as fotos não saem granuladas e o ambiente, mais escuro.

Para se inspirar, confira uma sequência de cenas feitas com a utilização do Light Painting que foram postadas no site ‘bons tutoriais. Clique aqui.

Anúncios

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s