Sobre

O nome revela. O objetivo do Grupo de Foto é conhecer um pouco mais sobre a fotografia, discutir técnicas e realizar experiências. O grupo surgiu da iniciativa recíproca de professores e alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. A idéia é discutir textos sobre fotografia e praticar o que é teorizado. A iniciativa chamou atenção de outras pessoas e hoje as trocas de idéias  contam com alunos de outros cursos e também de fora da Ufes. Esta expansão além Ufes permitiu ao grupo a ambição de aumentar o volume e a qualidade das discussões. Talvez a nova expansão seja para o sem limite. O blog veio viabilizar isso. Com ele, o Grupo de Foto poderá ver com novos inúmeros olhos e poderá também mostrar a eles o que tem feito. Contribua.

Histórico

O início

O Grupo de Foto surgiu através da iniciativa de alunos e professores do curso deComunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES em 03 de Outubro de 2008. Com o início de suas atividades, juntaram-se ao grupo alunos e professores de diversos departamentos e pessoas da comunidade. De lá pra cá, o grupo de foto tem englobado cada vez mais membros.

Os Eventos

O grupo passou a fazer discussões sobre variados textos e temas uma vez por semana na sala de reuniões do Departamento de Comunicação Social. As reuniões eram todas sextas -feiras das 13:30 às 15:30. Hoje, nos reunimos todas as quintas às 18hs.

Para incentivar a participação, os membros e professores foram convidados a montarem uma exposição para o encerramento do FOCO de 2008. A exposição ‘Olhares da Ufes’ que aconteceu no início do mês de novembro, tinha como objetivo retratar o olhar do aluno em relação à Universidade. A exposição no Cemuni V durou quinze dias.

Em seguida, e em parceria com o projeto de pesquisa do Labic, o Grupo participou da cobertura dos eventos Mundo Vix 2008, no final de dezembro do mesmo ano, e  Desfiles das Escolas de Samba de Vitória (extra-oficial) no carnaval de 2009. O objetivo era divulgar os acontecimentos em tempo real através de blogs, TwittersFlickr e outros sites e mídias sociais. Durante o semestre de 2009/1 ocorreram também outras coberturas como o Batuke Musike (extra-oficial), dos botecos do Roda de Boteco (extra-oficial), doSeminário Internacional de Cinema, Tecnologia e Percepção e Festival Prato da Casa(oficial).

Com o início do semestre letivo de 2009/1 na Ufes, o Grupo elaborou sua primeira oficina para a semana calórica: Pinhole. Ao final da semana, calouros e oficineiros juntaram-se para criar mais uma exposição no Cemuni V. O Grupo já confirmou presença na próxima Semana Calórica, de 2009/2, dessa vez com duas oficinas: Pinhole e Lightpainting.

Em Março de 2009 foi realizado o 1° Boteco Fotográfico do Grupo. O objetivo era abrir um espaço para conversas livres e para que os interessados em fotografia pudessem conhecer mais os membros do grupo.

Em seguida, mais uma Oficina de Pinhole foi elaborada. Dessa vez, para comemorar o Dia Mundial da Fotografia Pinhole.  Foram três dias de debate, prática e estudo dessa técnica rústica. As fotos tiradas com as latinhas foram inscritas no site oficina do Pinholeday.org.

Visões Futuras

A intenção do grupo, para o ano que segue, é de expandir e de renovar, organizando eventos cada vez maiores e melhores, formando parcerias com grupos cujo estudo também seja a imagem (como cinema e vídeo). Além de incentivar a comunidade e os amantes dessa arte a participarem, levar um pouco de cultura e conhecimento para a sociedade.

Reuniões presenciais do Grupo de Foto
Terças-feiras – das 18h30 às 20h30
Sala do Labic, Cemuni I, Ufes (Campus de Goiabeiras – Av. Fernando Ferrari, s/n)

2 respostas para Sobre

  1. Sinara disse:

    Qualquer um pode fazer parte do grupo foto? Faço direito,amo fotos.

  2. fotolabSG disse:

    Grande Iniciativa! O blog está muito gostoso de ler e recheado de informações interessantes acerca do estudo da imagem.
    Parabéns a todos vocês que estudam a Imagem de uma forma colaborativa, intensa e apaixonada.
    “A intenção do grupo, para o ano que segue…formando parcerias com grupos cujo estudo também seja a imagem (como cinema e vídeo). Além de incentivar a comunidade e os amantes dessa arte a participarem, levar um pouco de cultura e conhecimento para a sociedade. ”
    Conte conosco.
    ApiárioVisual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s