Exposição “Ufes Viva” ocupa as paredes do Cemuni V

Fotografada pelos estudantes recém-chegados à universidade, a exposição traz a temática da volta às aulas presenciais e as primeiras impressões do Campus Goiabeiras.

This image has an empty alt attribute; its file name is exposicao-1-1.jpg

Após dois anos de ensino remoto devido à pandemia de Covid-19, a vida retorna à Ufes com os estudantes, professores e servidores. Com essa provocação, o Grupo de Foto exibe uma exposição inteiramente fotografada pelos recém-chegados dos cursos de Comunicação e registra os primeiros contatos dos estudantes com o Campus. As fotografias estão instaladas no Cemuni V e podem ser contempladas por todos que passam por seus corredores, estando disponível até o dia 18 de novembro.

“Ufes Viva” partiu de uma proposta da “Oficina para Calouros do Grupo de Foto” no primeiro semestre deste ano, que consistia na captura de imagens da Ufes que representassem essa chegada depois de um longo período de atividades remotas. As fotos ilustram a percepção de calouras e calouros sobre o que é a Universidade, suas portas e árvores, seus grafites e frequentadores, suas alegrias e seus sonhos.

A ideia de ocupar o Cemuni V partiu dos próprios calouros, que refletiram sobre a ausência de identidade da Célula Modular Universitária em comparação às outras do Centro de Artes. A exposição é carregada pela diversidade de formatos, abordagens e interpretações, surpreendendo os contempladores pelo caráter semiótico de algumas das imagens e pelo diálogo entre as fotografias. Traz à tona provocações e problematizações que refletem olhares, referências e impressões dos universitários, sem deixar de consolidar o senso de unidade necessário para a construção de sentido da exposição.



Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário