O uso da fotografia contra a depressão e a ansiedade

Robson Barros e Luciana Teixeira fotografam em parceria
Robson Barros e Luciana Teixeira fotografam em parceria como estratégia para afastar a depressão e a ansiedade. Crédito: Luciana Teixeira/Robson Barros

O Grupo de Foto, Projeto de Extensão do Departamento de Comunicação, está de volta às atividades. Na próxima segunda (29/03) haverá o evento “Papo Fotográfico” a partir das 18h30, com o fotógrafo Robson Barros como convidado. O debate terá transmissão pelo canal do grupo no YouTube e contará com mediação da estudante Laura Gomes.


O formato virtual é uma novidade na história do projeto que realiza estudo e prática fotográficas desde 2008. A pandemia do covid-19 obrigou a atividade a ser realizada no mundo on line. Porém, esse obstáculo não vai impedir o Grupo de Foto de seguir com seus trabalhos. “Estivemos um tempo ausentes, mas estamos de volta. Nossas portas virtuais estão abertas para quem gosta de fotografia”, contou o professor Fábio Goveia, coordenador do projeto.

E justamente o uso da fotografia como instrumento para ajudar a superamos esse momento crítico que será o tema do “Papo Fotográfico” da próxima semana. A partir do título “Fotografia ‘Mindfulness’ no combate à ansiedade e depressão”, o fotógrafo Robson Barros irá compartilhar suas experiências, apresentar seus trabalhos e tirar dúvidas dos participantes.

“A Meditação ‘Mindfulness’, ou Atenção Plena, é uma prática que foca a sua atenção no momento presente. Isto permite tomar consciência dos pensamentos, sensações físicas e emoções sem reagir de uma forma automática, abrindo assim espaço à escolha da resposta mais adequada a cada situação”, disse Barros, listando características de grandes fotógrafos.

Formado em Letras-Inglês em 2010, Robson Barros é servidor da Universidade Federal do Espírito Santo e aproveita o ambiente do campus de Goiabeiras para capturar imagens da fauna e da flora. “Quando fiz graduação em UFES comecei a descobrir a fauna que temos e desde então fotografo os bichinhos da universidade”, disse.

Trabalho em dupla

Uma marca de seu trabalho é a parceria com a esposa, Luciana Teixeira da Silva. “Ela tem uma incrível capacidade de ouvir os pássaros e uma grande persistência, qualidades essenciais para fotografar a fauna urbana”, completou. O olhar sensível da dupla diante da natureza fica evidente nas muitas imagens que eles publicam no perfil @robson.luciana.photos no Instagram.

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para O uso da fotografia contra a depressão e a ansiedade

  1. Tony Ricardo Rébuli disse:

    Eu gostei muito dessa proposta de usar a arte de fotografar, como forma de terapia.
    Acredito eu que transformar um sentimento decadente em inspirações fotográficas, e ser Resiliente.
    Parabéns pelo projeto

Deixe um comentário