O primeiro “Clique”!

Por Ygor Brito

O Grupo de Foto realizou na segunda (29/03) o seu primeiro “Papo Fotográfico” remoto com a presença do fotógrafo convidado Robson Barros, a graduanda e mediadora Laura Gomes e com o coordenador do projeto Fabio Goveia. De início, Robson compartilhou sua vivência morando em Londres e sua jornada acadêmica até a chegada da Fotografia em sua vida como uma forma de conseguir expressar seus pensamentos.

No debate, o fotografo evidenciou que seu trabalho com as imagens é realizado em conjunto com a fotógrafa Luciana Teixeira da Silva. Os dois fotografam as belezas naturais (plantas, insetos, pássaros, pequenos animais) em um processo natural com a utilização da luz do sol. “Nossas fotografias são solares”. As imagens de festividades tradicionais, como o Carnaval e a celebração a Iemanjá, também são captadas pela dupla Robson e Luciana. Eles fazem questão de dizer que representam os movimentos e a alegria que o contato humano proporciona para o fotógrafo, o fotografado e o espectador da imagem.

Para Robson, a fotografia produz um retorno saudável para vida humana. “A fotografia é arte e uma terapia para todos. A fotografia é nirvana, é, também, um acalento para os tempos que vivemos e para os tempos que virão.”

O fotógrafo exibiu algumas de suas imagens e encerrou sua participação com as palavras de Cris Marker:

A foto é a caça, é o instinto da caça sem a vontade de matar,

É a caça dos anjos.

Perseguimos, miramos, atiramos e clac!

Ao invés de um morto, nós fazemos um eterno.

O “Papo Fotográfico” do Grupo de Foto é conduzido pelos discentes sob orientação do professor Fabio Goveia e tem como foco realizar debates com fotógrafos e/ou pesquisadores de fotografia. A íntegra da palestra com Robson pode ser conferida no canal do Grupo de Foto no Youtube. O próximo debate já possui data marcada, dia 26 de abril. Fica o convite.

Tod@s são bem-vind@s!

Até a próxima!

Sobre grupodefoto

Grupo de Estudo de Fotografia da Ufes
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário